newsletter

Posso vir a perder clientes por causa da nova atualização do Google Chrome?

Apesar da crescente utilização de aplicativos para atender a todas as necessidades imagináveis, o navegador (browser) permanece como central para a vida moderna online.

Um dos browsers mais estável é o Chrome da Google que é rápido, inclui suporte a padrões avançados, recursos de segurança fortes e uma interface clean. Com o Chrome, a Google construiu um browser extensível e eficiente que merece seu lugar no topo dos rankings dos browsers. De acordo com a análise de tendências do navegador da w3schools, sua base de utilizadores está a aumentar consideravelmente, mesmo que os números de instalação do Microsoft Edge esteja provavelmente a crescer.

Depois de, em novembro de 2016 o browser deixar de aceitar player’s de stream que utilizam servidores ShoutCast v1, surge uma nova novidade.

Desde o início deste ano que os web-designers, web-developers, web-hoster's entre outros têm-se perguntado: "o que é que está a acontecer com as atualizações do Google Chrome e alterações de certificados SSL?"

Nada mudou em relação aos certificados SSL. O que muda é a aparência no Chrome. Um website sem um certificado aparecerá no Chrome como Not Secure ou Não Seguro.

Ok! Mas então o que tem a ver o título deste artigo??

Porque a aparência do Chrome faria clientes abandonar a navegação em um site e não fazer uma reserva de um alojamento sem um certificado SSL?

SSL é um protocolo de segurança que encripta as informações trocadas entre o computador e o servidor. Informações como detalhes do cartão de crédito, passwords, nome, endereços entre outros. Neste caso, se o Chrome diz, na barra de endereço, bem visível, que o site é Não Seguro gera automaticamente uma desconfiança. Muitos utilizadores do site podem, e é normal, não interpretar bem este aviso. Irão com certeza associa-lo a todos os tipos de coisas negativas, como o site estar comprometido, sendo atacado ou que realmente não seja seguro.

Neste momento o Chrome já mostra um ícone de cadeado verde na barra de endereços ao lado da URL de um site quando ele é protegido por um certificado SSL, como o meu.

A Firefox em sua versão beta, também respondeu à postura da Chrome e incluiu uma medida para alertar em sites não seguros. O Firefox também irá sinalizar quaisquer sites HTTP como Não Seguros.

A atualização do Google Chrome já começou a ser implementada e deve afetar todos os browser's até 31 de janeiro de 2017. A atualização irá mudar esses ícones em exibições mais óbvias para alertar os utilizadores.

Pode ser também uma forma de incentivar os proprietários dos sites à obter um certificado e proteger seus clientes. Se ainda não tiver a configuração SSL em seu site, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com seu fornecedor do serviço de hosting.

Se quiseres umas dicas clique aqui.

Recomendo que façam uso de criptografia SSL. Isto irá melhorar a segurança do site de forma geral, bem como ajudar a desenvolver a confiança do utilizador e que trará asociações positivas com símbolos SSL. Além disso, o site estará assim em conformidade com os modernos padrões de segurança da web da Google que podem afetar o SEO.

Please paste a VALID AdSense code in AdSense Elite Module options before activating it.
© 2017 Filipe Mandl. All Rights Reserved.